Neste curso iremos utilizar a versão 2017.3.0 da Unity.

Ao finalizar este curso o aluno será capaz de criar multiplos jogos com a temática 2D e terá uma boa bagagem de conhecimento para ingressar no desenvolvimento de jogos 3D.

Requerimentos

Você precisa ter um computador capaz de rodar a Unity 2017.0.3

Requer conexão com a Internet para acompanhamento das Aulas

Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio de programação.

Alguns destaques sobre o que Você irá aprender

Sistema de multiplos personagens com multiplas armas sem a necessidade de criar vários clipes de animação para cada personagem/arma. Iremos criar as animações base referente a classe de personagem e utilizaremos uma técnica para não necessitar criar novamente para personagens que usam as mesmas animações, o mesmo vale para o uso das armas.

Para você ter uma ideia do que estou falando irei dar um exemplo simples, na forma tradicional de animação supondo que você tenha 1 personagem e este personagem tenha a capacidade de usar 10 tipos de espada você basicamente precisaria criar 10 clipes de animação para este personagem, um clipe para cada espada.

Agora imagina que você tem um sistema onde além do uso das espadas você tenha 5 tipo de armaduras ou skins do personagem, você teria que criar para cada armadura 10 clipes de animação para que pudesse usar as armaduras e espadas, só aqui você já teria 50 clipes de animação só para o ataque, mas lembre-se que um personagem tem animação parado, andando, pulando etc... agora pensa que para cada personagem adicional você teria de recriar todas essas animações o que daria um número absurdo de clipes de animação.

Com a técnica de animação que eu irei ensinar neste curso você só precisará criar as animações base (parado, andando, pulando, atacando etc) e para todos os personagens que utilizarem as mesmas animações você não precisará criar nenhum clipe de animação adicional, indiferente do número de armas.

Com base no exemplo acima onde teriamos 50 clipes de animação só para o ataque por conta das skins e armas você terá apenas 1 único clipe de animação para o ataque. Isso quer dizer que você terá um ganho de produtividade gigantesco além de evitar possíveis erros no gerenciamento de muitos clipes de animação e também irá reduzir consideralmente o tamanho final do projeto.

         
         
         
         
         
         
         
         

A mesma técnica de animação utilizada para os personagens será aplicada aos multiplos inimigos.

Cada um dos inimigos terá seu comportamento IA criado individualmente e terão a capacidade também de utilizar multiplas armas dependendo da classe que ele se encaixa.

Com isso o aludo terá a capacidade de entender bem o funcionamento da criação da IA (inteligencia articial) para que assim seja capaz de criar muito além do que será ensinado neste curso.

         
         
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Além da IA de inimigos comuns, também iremos aprender a criar um sistema de Boss (Chefe de fase)

     
     

Para a parte da criação de cenários iremos utilizar a nova ferramenta de Tileset implementada na versão 2017 da unity que trás um ganho de produtividade muito grande para a criação dos cenários dos jogos. Iremos trabalhar algumas técnicas de construção de cenários para capacitar o aluno no uso desta ferramenta tão versátil. Logo abaixo alguns exemplos dos TileSet que iremos ter a nossa disposição.

 
 
 

Algumas funcionalidades que serão abordadas neste curso

Para uma abordagem bem completa você irá aprender neste curso a criar Inventário, sistema de compra e venda de itens, sistema de atributos e experiência por personagem, sistema de fraquesas a elementos (comum em jogos de RPG), sistema de diálogos, upgrade de armas e personagens entre outras coisas.

Ao final deste curso você terá uma enorme bagagem de conhecimentos para o desenvolvimento de jogos Side Scrolling / Plataforma com um toque de RPG. Para criação de jogos isométricos só mudaria mesmo a forma de montar o tileset e desenhar o cenário, todas as técnicas ensinadas aqui podem ser implementadas em qualquer estilo ou generno de jogo 2D

Sobre os Materiais

Todos os materiais necessários para o acompanhando das aulas será fornecido. Por se tratar de material comprado e licenciado os mesmos serão fornecidos contendo uma maca d'água.

Caso o aluno deseja utilizar os recursos gráficos em seu projeto, os links para aquisição de licença dos mesmo estará disponibilizado na área de aluno